Simpósio Internacional Online de Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) e Parcerias Locais e Solidárias em Agroecologia (LSPA)
Obs.: as combinações de idiomas dadas em cada uma das descrições das oficinas ainda podem mudar. São objetivos, mas não podem ser considerados como garantias por parte dos organizadores. (EN – Inglês ; ES – Espanhol ; FR – Francês ; PT – Português ; ZH – Mandarim)
A sessão de boas-vindas permitirá que todos (as) os (as) participantes mergulhem no mundo Amazônico, compreendam onde o movimento CSA e a URGENCI, sua organização de apoio estão, no Brasil e no mundo, e se familiarizem com o programa e a metodologia do Simpósio.
(Idiomas previstos: EN PT FR ES ZH)
Sucessos e desafios na descolonização: de uma cultura do preço para a cultura do Apreço. Breve história de mais de 10 anos de cultura da CSA no Brasil, inspirada na construção de muitas CSA como esculturas sociais espalhadas por diferentes regiões do Brasil.
(Idiomas previstos: EN PT FR ES)
Entrevista ao vivo com jovens lideranças indígenas do Brasil, feita por especialistas em alimentação e agricultura, para compartilhar perspectivas de primeira mão sobre a sociobiodiversidade e conhecimento tradicional.
(Idiomas previstos: EN PT FR ES)
Com Shi Yan (China), Frédéric Thériault (Canada), and Sheryll Durrant (EUA).
Facilitadora: Elizabeth Henderson (EUA).
Os agricultores, suas redes de coagricultores e a comunidade estão constantemente inovando à medida que constroem a soberania alimentar local. O bloqueio e as rupturas resultantes nas cadeias de abastecimento alimentar, causadas pela Covid-19, expusera as fraquezas e abusos dos alimentos e da agricultura convencionais. Em países ao redor do mundo, as unidades familiares locais de produção agrícola de média e pequena escala sofreram os temporariamente os impactos da pandemia e depois entraram em ação, fornecendo alimentos de maneira segura, diretamente para as pessoas que deles precisavam. Esta plenária irá destacar os sucessos das CSA e das redes de apoio mútua e solidário.
(Idiomas previstos: EN PT FR ES)
Com Shinji Hashimoto (Japão), Florent Sebban (França), Natalie Keene (Noruega) and Bryan Allan (EUA).
Facilitadora: Elizabeth Henderson (EUA).
Ao iniciar uma nova CSA, os agricultores/organizadores têm a oportunidade de projetar o projeto para incluir a participação de agricultores, coagricultores e apoiadores da comunidade e organizações alinhadas.
(Idiomas previstos: EN, PT)
Com Isa Alvarez (Espanha), Shi Yan (China), Laurence Lewalle (Bélgica), Joice Aparecido Lopes (Brasil).
Facilitadora: Judith Hitchman (Irlanda/França).
Durante a pandemia, os produtores de muitos países acharam impossível levar seus alimentos ao mercado e o acesso a alimentos saudáveis tornou-se mais difícil para os consumidores. Além do estudo publicado pela URGENCI em janeiro de 2021, este workshop revisitará alguns dos desafios que superamos e estabelecerá perspectivas para avançarmos.
(Idiomas previstos: EN, PT, FR, ES, ZH)
Com Thibault Guillaume-Gentil (Suíça), Lindsey Lusher Shute (EUA), Nick Weir (Reino Unido), Simon Huntley (EUA), Bregje Hamelynck (Países Baixos), Mikel Cordovilla Mesonero (Espanha).
Facilitadora: Kristina Gruber (Alemanha).
Esta oficina pretende construir uma ponte entre a soberania alimentar e a soberania de dados. Começando com uma palestra relâmpago para introduzir a digitalização sustentável e o movimento por trás dela, seguida de exemplos práticos da vida real da infra-estrutura de TI para CSAs/LSPAs. Terminará com um painel de discussão interativo sobre desafios e oportunidades na forma como as ferramentas digitais podem ou não apoiar a agricultura sustentável em diferentes contextos regionais.
(Idiomas previsto: EN apenas)
Os cartazes de vídeo são exibidos na URGENCI TV.
Os cartazes vídeo consistem em 2 partes: um discurso gravado (duração máxima: 5 minutos) e uma apresentação PowerPoint (3 diapositivos no máximo).
Aqui está o link para a lista de reprodução dos cartazes de vídeo em português: https://bit.ly/3vE1lAX
(Idiomas previstos : PT somente)
Os cartazes de vídeo são exibidos na URGENCI TV.
Os cartazes vídeo consistem em 2 partes: um discurso gravado (duração máxima: 5 minutos) e uma apresentação PowerPoint (3 diapositivos no máximo).
Aqui está o link para a lista de reprodução dos cartazes de vídeo em francês: https://bit.ly/3pslB7t
(Idiomas previstos : FR somente)
Esta sessão, destinada aos profissionais europeus da CSA, se concentrará na criação de um plano de ação coletivo para o movimento europeu da CSA para os próximos 2 anos, até o próximo encontro europeu.
(Idiomas previstos: EN, FR)
25 anos após a fundação dos Movimentos de Soberania Alimentar e Economia Solidária Social, estamos enfrentando ameaças ainda maiores de aquisição corporativa dos nossos sistemas alimentares. O único caminho é construir sistemas alimentares locais/territoriais mais fortes, ligados à mudança econômica através da economia social solidária. As CSA/PLSA são uma parte fundamental deste caminho. E o caminho pode se abrir para uma verdadeira descolonização de nossas terras, nossas sementes e águas, produção e consumo de alimentos. Esta plenária fará parte dos 25 anos de celebração da Soberania Alimentar, e estará aberta a outros movimentos sociais.
(Idiomas previstos: EN, PT, ES, FR, ZH)
As alianças são fundamentais para a construção tanto da Soberania Alimentar quanto da solidariedade. Especialmente na atual situação de confronto entre os interesses corporativos e os dos movimentos sociais. Juntos, já trabalhamos em muitos projetos e políticas. Como podemos agora avançar neste período de pandemia prolongada e de aquisição corporativa de nossos sistemas e instituições alimentares?
(Idiomas previstos: EN, ES)
Disseminar a CSA é em si um esforço de descolonização: embora agora haja uma diversidade de experiências disponíveis em todo o mundo, não há um único modelo pronto imposto. As redes têm um papel fundamental a desempenhar no apoio às parcerias nas CSA como experiências sociais vivas, enfrentando falhas, coletando experiências e combinando conhecimentos complementares. Esta será uma sessão de culinária: cozinheiros experientes compartilharão os ingredientes necessários e as melhores receitas para estabelecer redes de CSA de sucesso.
(Idiomas previstos: EN, FR, PT)
Os membros da URGENCI terão a oportunidade de conhecer outros membros do mesmo continente. Reuniões separadas da América Latina, América do Norte, África e Ásia/Oceania serão organizadas durante este espaço de tempo.
(Idiomas previstos : PT, ES)
Os cartazes de vídeo são exibidos na URGENCI TV (https://www.youtube.com/channel/UC5cw-HSJtdR0mJB4z4jiRxA).
Os cartazes vídeo consistem em 2 partes: um discurso gravado (duração máxima: 5 minutos) e uma apresentação PowerPoint (3 diapositivos no máximo).
Aqui está o link para a lista de reprodução dos cartazes de vídeo em inglês: https://bit.ly/2ZbkDlG
(Idiomas previstos : EN somente)
Esta sessão, destinada aos profissionais europeus da CSA, se concentrará na criação de um plano de ação coletivo para o movimento europeu da CSA para os próximos 2 anos, até o próximo encontro europeu.
(Idiomas previstos: EN, FR)
Esta sessão foi projetada para mostrar a diversidade, força e riqueza da rede internacional e suas diversas abordagens de treinamento e mentoria. É também uma tentativa de revelar como uma diversidade tão ampla de abordagens pode ser reunida em um espaço central (HUB) para que a rede internacional possa aprender, compartilhar e participar mais ativamente. Também é projetado para revelar outras plataformas/espaços similares dentro da rede que buscam atingir este objetivo.
(Idiomas previstos: EN, PT, ES, FR, ZH)
O programa de treinamento Food & More visa apoiar a educação dos “cidadãos da alimentação” na Europa. Organizações parceiras da Hungria (TVE), República Tcheca (AMPI) e Polônia (FER) promovem a ideia de CSA e PLSA com formação socioeconômica semelhante: nesses países, motivar os consumidores a terem uma maior participação na organização das comunidades das CSA é um verdadeiro desafio. Em 2021, foram organizados eventos de treinamento pessoal com o mesmo objetivo, para motivar os consumidores a se tornarem verdadeiros cidadãos da alimentação. Graças à abordagem flexível, os parceiros trabalharam intensamente em adaptações que refletiam as necessidades especiais e os grupos-alvo.
No início de nossa oficina on-line, vamos compartilhar nossas experiências e apresentar as ferramentas educacionais da Food & More; depois convidamos todos vocês para um breve exercício de planejamento. Quem poderá ser o grupo-alvo em seus países? E como podemos motivá-los a se envolverem mais? Como podemos continuar este trabalho com o apoio da URGENCI, quem mais deve estar envolvido no projeto?
(Idiomas previstos: EN, PT)
A oficina de Camponês a Camponês é uma longa tradição na história do simpósio internacional da URGENCI e dos encontros europeus de CSA. É um espaço para compartilhar as perspectivas dos agricultores sobre o movimento. Desta vez, a oficina irá se concentrar em “Como tornar minha CSA mais sustentável” e em orientações para agricultores de CSA.
(Idiomas previstos: EN, PT, FR, ES)
A oficina foi projetada para receber instrutores de todos os níveis de experiência com e-aprendizado para discutir tanto a abordagem da URGENCI quanto o futuro do e-learning. A sessão começará com a jornada de e-learning da URGENCI, do treinamento físico ao e-aprendizado durante a Covid, até o futuro imaginado com o aprendizado combinado com práticas presenciais. Os grupos de discussão irão explorar questões sobre o presente e o futuro do e-aprendizado. Este é um espaço para compartilhar experiências com o e-aprendizado (seja como aprendizes ou facilitadores) e ter um intercâmbio entre pares.
É também uma forma de ampliar o Hub e introduzir um público maior à capacidade da URGENCI de treinar interessados em se tornarem (e-)treinadores e trabalhar em projetos de e-learning com parceiros.
(Idiomas previstos: EN, PT)
Relato de experiência de como a CSA Brasil organizou e estruturou um
curso de treinamento de CSA, com as experiências de criação de muitas
CSA em um compêndio de lições aprendidas, relatórios, formas de
governança e princípios filosóficos inspiradores. Apresentação do
programa, história e resultados alcançados com os cursos de formação da
CSA Brasil.
(Idiomas previstos : EN, PT, ES)
Os membros da URGENCI terão a oportunidade de conhecer outros membros do mesmo canto do mundo. Reuniões separadas da América Latina, América do Norte, África e Ásia/Oceania serão organizadas durante este espaço.
(Idiomas previstos : EN, FR)
Após o 1º encontro mediterrâneo da LSPA em Marselha em 2016 e o segundo em Salônica em 2018, representantes das iniciativas da LSPA e CSA em torno da Bacia do Mediterrâneo se reunirão mais uma vez, como a MedNet, por exemplo, a Rede Mediterrânica da LSPA. Eles compartilharão suas últimas realizações, irão informar uns aos outros sobre os projetos em andamento e apresentarão um plano de ação a ser compartilhado durante a Assembléia Geral da URGENCI (2 e 3 de novembro).
(Idiomas previstos: EN, FR)
Os membros da URGENCI terão a oportunidade de conhecer outros membros do mesmo canto do mundo. Reuniões separadas da América Latina, América do Norte, África e Ásia/Oceania serão organizadas durante este espaço.
O impacto da colonização e do capitalismo há muito tempo tem causado um impacto em nossas terras, pessoas e sistemas alimentares em todo o mundo. Existem práticas e soluções enraizadas no brilhantismo local que desmantelam essas inequidades. Junte-se a esta conversa dinâmica com líderes locais em que compartilham suas lutas e amplificam estratégias em direção a um futuro resiliente.
(Idiomas previstos: EN, PT, ES, FR, ZH)
Contrariando os críticos que dizem que os alimentos orgânicos são apenas para as classes média a alta e “yuppies”, as iniciativas de produção orgânicas e agroecológicas das CSA estão conseguindo alcançar as comunidades marginalizadas, etnicamente e racialmente diversas. Nesta oficina vamos analisar alguns exemplos e falar sobre como avançar ainda mais nessa direção.
(Idiomas previstos: EN, PT, ES)
Organizações de pescadores de pequena escala estão tentando sensibilizar o consumidor sobre a Pesca Comunitária -Suportada. Infelizmente, as indústrias pesqueiras industriais freqüentemente usam a mesma linguagem em suas estratégias de marketing. Neste workshop, os participantes aprenderão como diferenciar a linguagem do CSF e a linguagem corporativa.
(Idiomas planejados: EN, PT, FR)
O sistema alimentar moderno – corporativista, mecanizado e baseado na monocultura – cresce e se mantém por conta das estruturas coloniais. Este debate pretende mostrar, a partir de uma perspectiva decolonial, o que são estas estruturas e como elas impactam nossas vidas. Estas são questões importantes se quisermos construir sistemas alimentares alternativos que possam realmente garantir a soberania alimentar. Esta discussão é organizada pelo Grupo de Debates Decoloniais e Pós-coloniais, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
(Idiomas previstos: EN, PT, ES)
Há tantos agricultores que experimentaram a CSA porque foram inspirados por um filme emocionante sobre o tema. Vamos vê-los juntos e compartilhar nossas boas vibrações!
Descubra nossa seleção de filmes sobre CSA.
Durante esta sessão ao vivo, os participantes terão a oportunidade de interagir com cineastas e produtores dos vídeos durante um painel aberto de discussão.
(Idiomas previstos: somente em inglês)